Você está sendo manipulada a comprar produtos anticelulite?

Preste atenção à propaganda disfarçada de opinião

Se você já realizou pesquisas na internet, provavelmente deve ter se deparado com sites sobre assuntos específicos (como celulite, por exemplo), que supostamente possuem um conteúdo informativo, mas na verdade têm como único objetivo a venda de produtos. Esses sites podem ser facilmente confundidos com blogs pessoais ou mesmo até mesmo canais de notícias, apesar de serem nada mais que marketing de conteúdo.

 

Cuidado com o marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma estratégia publicitária eficiente e consagrada, utilizada por muitas marcas para divulgarem seu produto. Hoje várias empresas utilizam essa técnica para alavancarem as vendas ou melhorarem a interação com o cliente. Não há nada de errado nesse tipo de publicidade, desde que ela seja transparente.

Entretanto, há diversos sites pela internet que escondem o real motivo de estarem no ar: no caso do conteúdo sobre como eliminar a celulite (um termo bastante pesquisado) eles oferecem artigos, opiniões de pessoas que utilizaram determinado produto, ou passaram por procedimentos estéticos que seriam eficientes para tratar a celulite. Esses artigos e opiniões são usados como uma isca para que você clique nos links que direcionarão aos sites dos anunciantes. As empresas pagam uma taxa por cada clique dos visitantes.

Como esses sites foram criados somente para gerar dinheiro, a maioria das opiniões que encontramos lá é falsa ou extremamente distorcida. Os textos, ao invés de serem informativos e apresentarem fatos verídicos, estimulando uma decisão racional e baseada nas necessidades do leitor, acabam induzindo que milhares de pessoas comprem o que está sendo anunciado. Muitas pessoas visitam sites assim e não sabem que estão caindo em uma armadilha.

 

Aprenda a descobrir o que é verdade ou não

Ao realizarmos uma pesquisa-teste com os termos “como acabar com a celulite”, nos deparamos com algumas páginas com informações enganosas. Retiramos alguns exemplos e vamos analisá-los. Os trechos abaixo foram retirados do mesmo site.

 

TEXTO ENGANOSO:

“A coisa mais importante que você deve considerar ao tentar reduzir a celulite é beber muita água. Se você começar a beber mais de três litros de água diariamente, você reduzirá a sua celulite rapidamente, e, para melhores resultados, esprema de dois a três limões na água”.

FATO: Beber água com certeza faz bem à saúde, mas beber mais que o necessário (de acordo com médicos e nutricionistas, por volta de 2 litros por dia é o suficiente) não vai fazer a sua celulite desaparecer. Pode ainda causar um desequilíbrio de eletrólitos no sangue, resultando em dores de cabeça, mal estar e até mesmo parada cardíaca.

 

TEXTO ENGANOSO:

“Use uma escova de massagem e massageie a parte inferior do seu corpo, não se esquecendo da área do abdômen. Faça isso três vezes por semana. Eu encontrei uma ótima escova de massagem na [loja] e desde que comprei, tenho usado bastante. Eu adoro!”

FATO: A massagem com escova funciona apenas como efeito estético e temporário, já que vai ajudar a desinchar as áreas congestionadas. Entretanto, não atua nos músculos e nas fibras de sustentação da pele, que são os verdadeiros influenciadores da celulite. A pessoa que escreveu esse texto ainda recomenda uma escova de uma determinada loja. O texto foi claramente uma isca para fazer com que os leitores cliquem no link e sejam encaminhados para a loja virtual.

 

TEXTO ENGANOSO:

“Você deve comer por volta de 1200 a 1300 calorias por dia, se não é suficiente, coma no máximo 1500 calorias. Eu tenho uma dieta contra a celulite que você pode seguir. Eu mesma a criei e compartilhei com mais de 1000 mulheres, e parece estar funcionando muito bem, porque todas essas mulheres conseguiram banir ou ao menos reduzir a celulite. Clique no link a seguir e receba a dieta gratuitamente no seu email!”

FATO: A redução da celulite não está relacionada ao ganho de peso. Muitas mulheres magras possuem celulite, este é um problema hormonal e de estrutura corporal, não de peso. Além disso, acho que nem precisamos apontar para o perigo que é a prescrição de dietas por alguém que não é um profissional da área e, pior, prescreve a mesma dieta pra todas! Cuidado ao cadastrar seu email em sites enganosos assim, é certo que você vai começar a receber uma enxurrada de spams com pílulas e remédios milagrosos para eliminar a celulite.

 

TEXTO ENGANOSO:

“Tenho certeza que você já se perguntou se suplementos podem ajudar a acabar com a celulite. A resposta é SIM, e aqui eu vou compartilhar um que eu uso e que tem sido prova efetiva conta a celulite. [Foto e link para comprar o produto].”

FATO: A autora supostamente usou o produto e diz que foi efetivo. Logo em seguida, somos encaminhados ao site da loja que o vende. Propaganda enganosa e disfarçada de opinião!

 

Conclusão

A mensagem aqui é clara, não se deixe enganar por qualquer blog (até blogs famosos e supostamente confiáveis fazem marketing de conteúdo de forma indireta!) ou site de informações. Pesquise bastante, tente descobrir a fonte e esteja sempre atenta ao conteúdo do texto. Isso vale para a internet, para programas televisivos e até para aquela “amiga” que vai fazer uma apresentação de um produto no salão do seu bairro.

Clique Aqui para retornar para a home do site e ver o vídeo de apresentação

[Total: 0    Média: 0/5]